A minha motivação atual é que a cada novo processo terapêutico a pessoa com quem trabalho se permita ver como um todo dinâmico que inclui partes tão intimas como a psicológica, física, emocional e espiritual.
Faço terapia focada na solução, centrada no aqui e no agora, na realidade que me é apresentada. Na magia da comunicação, na criatividade da narrativa é possível chegar à necessidade, à intenção, à força que originará mudança.
Ao longo destes anos como psicóloga trabalhei na área comunitária, organizações, escolas, consultórios e com famílias. O que me motiva, o que me faz realmente gostar do meu trabalho são os fenómenos relacionais, de comunicação e empatia terapêutica que permitem traçar caminhos positivos e construtivos para os pacientes. Gosto particularmente quando o ser humano se vê em construção e interacção/ reciprocidade com o mundo à sua volta e, que é neste movimento entre o “eu” e o mundo que se consegue intuir e reconhecer.
A minha paixão
DRA. ANA COVAS
A Hipnoterapia permitiu-me tornar as terapias mais breves e que a percepção da realidade interna dos meus pacientes fosse mais clara e pessoal.
Como somos ser físico que se relaciona com a mente diretamente, decidi formar-me em macróbiotica para oferecer uma valência mais abrangente na área do bem estar e, na relação entre certas doenças e a vivência das emoções. Esta parte da consulta, ou consulta apenas de orientação alimentar também tem corrido bem.
E, que a mente e o corpo estão ligados. Existem sensações básicas do corpo que são encaminhadas para o cérebro para serem transformadas em emoções.
Marque a sua consulta de Cessãção Tabágica
Deixar de fumar é uma questão de compromisso consigo próprio, pela sua saúde, pelo seu bem estar.
A condição inicial para vir deixar de fumar sob hipnose é estar mesmo motivado e determinado a deixar os cigarros. Vai sentir fortalecido o seu lado que valoriza a saúde, o bem estar e a nova atitude de ser um não fumador!
"Olá Drª Ana, nunca fui de parcas palavras e não é agora que o passarei a ser, especialmente quando se trata de expressar a minha gratidão por um processo que me tem sido tão querido.
Gostava de partilhar consigo a minha visão sobre o melhor dos processos que poderia ter iniciado na minha vida enquanto adulto. Vamos lá? 🙂
Ao longo da vida vamos desvalorizando e arrumando assuntos difíceis na caixinha do "para mais tarde resolver".
Certo é que a vida passa e essa caixa vai acumulando, enchendo e atolando... continua a ser menosprezada até que, um dia, as uniões já não aguentam e a caixa rebenta.
Quando rebenta, o mundo deixa de ter brilho, brio ou cor.
A vida passa a ser um poço sem fundo e o verdadeiro trabalho hercúleo é o de admitir que precisamos ajuda, procurar por ajuda e deixar essa ajuda entrar no caos que não fomos capazes de resolver.
Começar o meu processo de terapia foi o maior desafio de sempre; mas, na verdade, quem é que gosta de remexer e espremer o que lhe consome a paz?!
Dei por mim crente de que não tinha valor, de que não era suficiente e que não valia o esforço.
Dei por mim num poço sem fundo, onde a luz teimava em não se fazer ver...
Um dia, numa crise de choro, pesquisei uma clínica que fosse perto, que tivesse boas referências e que desse para marcar online.
Abri, testei, mas hesitei e fechei.
Respirei fundo.
Voltei a abrir a página e obriguei-me a desmistificar a crença de que a terapia é para malucos e de que eu deveria ser suficientemente forte para resolver, por mim própria, o que me consumia a alma.
Quis o destino que fosse a Drª Ana Covas a ter vaga para me receber, e num verdadeiro salto de fé, decidi embarcar nesta viagem de descoberta e evolução pessoal. A medo, fui.
A medo, empurrei a porta do meu quarto escuro e consegui ir falando aos poucos de tudo o que estava trancado a sete chaves.
A medo fui libertando, ouvindo e aprendendo tanto sobre mim.
Hoje, o medo deu lugar a um sentimento de orgulho por ter investido no que me é mais importante, Eu.
Hoje, fico feliz por poder dar mais um passo no meu processo de evolução pessoal.
Hoje, vejo a terapia como algo que deveria ser obrigatório na vida de todos nós e não como algo tabu, que deve ser feito em segredo sob pena de ser rotulada e julgada.
A verdade é que a terapia resolve.
A terapia resolve, mas são precisos bons profissionais e abertura para reconhecer que precisamos de ajuda.
A terapia resolve, mas o terapeuta é peça fulcral neste processo.
Com tudo isto, quero apenas dizer: obrigada por todas as horas que dedicou, dedica e dedicará a caminhar comigo nesta aventura de auto conhecimento e resolução.
Obrigada por me mostrar que tudo vale a pena.
Obrigada por ser a minha peça fulcral neste processo, e acreditar na caminhada que iniciámos.
Nunca é tarde para cuidarmos de nós.
Obrigada"
“É possível deixar de fumar ” Programa Boa Tarde SIC
Onde me pode encontrar
Clínica de Psicologia e Coaching Learn2Be Lisboa (Restelo)
Rua Conselheiro Martins de Carvalho, Nº 23, 6º Esq, Restelo
O consultório está situado no Restelo, em frente ao Supermercado Continente Bom Dia e próximo da Escola Básica Paula Vicente e do Estádio do Restelo.
Como chegar:
De autocarro:
Autocarro 728: sair na paragem da Rua Tristão Vaz (café Paragem 28) e virar para a rua do Continente. A clínica situa-se no primeiro edifício do lado direito.
Autocarro 732: sair na paragem da Escola Paula Vicente, subir a Rua Tristão Vaz (café Paragem 28) e virar para a rua do Continente. A clínica situa-se no primeiro edifício do lado direito.
Autocarro 714, sair na paragem do Estádio do Belenenses, subir a Rua Gonçalves Zarco, virar à esquerda para a Rua Tristão Vaz (café Paragem 28) e virar para a rua do Continente. A clínica situa-se no primeiro edifício do lado direito.