
A Coerência Cardíaca é uma técnica que sincroniza o sistema respiratório, a tensão arterial e a frequência cardíaca, promovendo a comunicação equilibrada entre o coração e o cérebro. Foi idealizada pelo HeartMath Institute, na Califórnia, que trabalha com doenças cardíacas, constatando, que se pensarmos em algo positivo e respirarmos de maneira calma e consciente, o nosso coração entra num ritmo mais coerente. Como tal, vamos reduzir a quantidade de hormonas do stress, o cortisol e a noradrenalina, que nos mantém dentro do trauma, do medo e do pensamento negativo, promovendo o equilíbrio hormonal e influenciando a taxa de produção da beta endorfina – o neurotransmissor do prazer e bem-estar.
Dentro do coração existem 40 mil axónios (fibras nervosas que transmitem sinais elétricos para os neurónios), que têm uma ligação direta com o cérebro emocional através de um feixe de nervos. Portanto, a nossa regulação emocional e neuroquímica acontece de baixo para cima, isto é, do coração para o cérebro. Em situações emocionais adversas, o ritmo cardíaco altera-se, tornando-se caótico, ao contrário dos estados de bem-estar em que se mostra coerente.
Estudos realizados em diversas pesquisas da neurociência revelam que o cérebro não distingue a realidade da imaginação, uma simples lembrança positiva induz a uma rápida transição da variação cardíaca ao ritmo “coerente”. Contudo, uma mente focada num passado negativo ou num futuro de medo e incertezas reverte o ritmo cardíaco para o estado de caos.
A respiração também é uma via eficaz para alterar o ritmo cardíaco de forma benéfica. Por ser um processo mecânico, faz com que o corpo passe por um espasmo sutil a cada momento que inala e exala. Como pode fazer com que isso passe? A menos que esteja completamente perdido nos seus próprios pensamentos e emoções, concentrar-se na respiração é uma tentativa de “controlar”. É, pois, uma maneira de tornar-se consciente, elevando a intensidade da sua consciência de tal maneira que esteja naturalmente consciente da sua respiração.
Dentro do Yoga existem vários exercícios respiratórios (designados pela palavra em sânscrito: Pranayama), poderá encontrar o exercício disponível aqui, em que o ato de respirar conscientemente e de um modo particular, pode mudar a maneira como pensa, sente, compreende e experimenta a vida. A seguir passo a explicar o Samavrtti Pranayma ou respiração do quadrado para a gestão da ansiedade. Esta respiração é chamada de “quadrada” porque é feita em quatro etapas e todas com a mesma duração. As quatro etapas são: inspiração, pausa com pulmões cheios, expiração e pausa com pulmões vazios.
Como se faz:
Sente-se confortavelmente. Observe a sua respiração, percebendo o seu ritmo, e deixe que aconteça estritamente pelas narinas.
1. Deixe o ar entrar, contando lentamente até quatro;
2. Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até quatro;
3. Solte o ar, contando lentamente até quatro;
4. Após a expiração, mantenha-se sem ar nos pulmões, contando lentamente até quatro. Volte ao passo 1 e continue a repetir este ciclo por, pelo menos mais três vezes, sem pressa.
Iniciando com o exercício respiratório descrito acima, vamos estimular o sistema parassimpático e favorecer a “travagem” fisiológica.
A seguir, imagine que a respiração lenta e consciente também está a acontecer na região do coração, para ajudar a concentrar a sua energia nesta área do peito.
Mantenha a sensação aí pelo menos durante dez segundos. Por fim, dirija a sua atenção à sensação de calor ou de expansão no seu peito e, mantendo na mente um sentimento positivo ou divertido, ou uma recordação boa, e tente revivê-la.
Mantenha-se assim por alguns minutos desfrutando deste momento agradável de conexão com o seu coração.
No vídeo abaixo, que acompanha este artigo, encontra a orientação, passo a passo, em como executar este exercício facilmente.
Tenho a certeza de que, a partir do momento em que começar a introduzir estes novos hábitos, irá senti diferença na sua vida. A Coerência Cardíaca é sinónimo de bem-estar, harmonia interna e tranquilidade mental.
E, para finalizar, partilhe tudo o que aprende! A roda da fortuna roda, quando nós dividimos com os outros, num jogo de soma a soma. Conte com o meu auxílio naa implementação de novos hábitos.