A Medicina Tradicional Chinesa é a considerada uma medicina antiga cujos primeiros registos datam de há 5000 anos, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico. Essa energia circula através de canais específicos que possuem pontos que ao serem puncturados canalizam a energia de forma a harmonizar o fluxo energético.
Posto isto pode dizer-se que qualquer doença em MTC é considerada como uma desorganização da circulação energética.
A MTC é composta por várias disciplinas, sendo a mais conhecida no Ocidente a Acupunctura pelo seu impacto visual.
A Fitoterapia, não sendo tão conhecida pelo público em geral, é a que tem maior peso na resolução de patologias, podendo ser ministrada em gotas, pomadas, comprimidos e chá. A Dietética, Massagem e Ginástica (Qikung Taiqikuan) são outras disciplinas fundamentais na MTC.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece o sucesso terapêutico da MTC em várias patologias a nível curativo e preventivo. Em Portugal, os primeiros relatos acerca desta prática, remontam ao tempo dos Descobrimentos período no qual os marinheiros chegavam à China encurvados devido a dores nas costas quase sem poder andar e ao serem puncturados num ponto específico na orelha tinham melhorias imediatas e significativas.
A Medicina Chinesa atua em qualquer patologia que possa surgir durante toda a vida, desde a infância até á terceira idade.
Os tratamentos veiculados à MTC têm, ao longo de séculos, revelado sucesso num número significativo de patologias entre as quais destacamos:
O Dr. Rui Leal Ribeiro, licenciado em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), passou mais de três décadas da sua vida ao serviço da Armada Portuguesa.
No início de 2000, aquando de uma missão no Sudeste Asiático, onde permaneceu 3 anos, entrou pela primeira vez em contacto com a MTC, na tentativa de encontrar soluções, não invasivas e que lhe permitissem diminuir a toma de analgésicos, para as patologias que já nessa altura lhe traziam limitações ao nível do bem estar geral, capacidade de locomoção e pratica desportiva.
Formou-se nesta área especifica, acumulando formações paralelas nomeadamente em Acupuntura Estética e Taí Chi obtendo o grau de instrutor.