
O coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que, através da utilização de diferentes recursos, técnicas e ferramentas, aliadas a diversas áreas de conhecimento, como a Psicologia, os Recursos Humanos, a Gestão de Tempo, a Comunicação Positiva, a Programação Neurolinguística (PNL), entre outras, contribui para gerar mudanças em quem dela beneficia.
Contudo, o coaching não oferece soluções milagrosas e está direcionado para pessoas que, conscientemente, estão dispostas a assumir o compromisso de alterar a sua situação atual.
É por isso que é importante saber distinguir entre as situações em que se deve recorrer a um processo de coaching e as situações que envolvem questões mais profundas, traumas emocionais fortes ou disfunções psicológicas e que exigem, naturalmente, um acompanhamento profissional específico.
O coaching é um processo focado, direcionado a objetivos, que implica a obtenção de resultados e mudanças concretas.
O objetivo do coaching não é desenvolver um tratamento ou proporcionar uma cura do foro psicológico. Porém, irá contribuir para que a pessoa atinja uma melhor versão de si própria.
O coach está ao lado do coachee com uma energia de empoderamento, para puxar por ele e o incentivar a atingir melhores resultados.
O coaching baseia-se em 2 pontos:
Portanto, o objetivo do coaching é que o coachee consiga ir do ponto A ao ponto B.
O coaching tem foco no presente e no futuro e o seu objetivo é o desenvolvimento pessoal ou profissional do coachee para atingir as metas desejadas.
Lembre-se, ambos os processos são válidos e ambos são ferramentas fantásticas para o cliente resolver os seus problemas, encontrar as suas soluções e ir ao encontro dos seus objetivos. No fundo, complementam-se.
Um processo de coaching ser-lhe-á especialmente útil quando necessitar de energia extra na persecução dos seus objetivos. Um coach será o aliado ideal para quando necessita de orientação para o futuro e no desenvolvimento de um plano de ação.
A dificuldade na definição de objetivos e a sensação de desorganização e falta de controlo generalizado na sua vida são também motivos para procurar a ajuda de um coach.
O coaching é a abordagem certa para si se quer desenvolver as suas competências pessoais e sociais, aumentar a sua autoconfiança, autoestima e amor próprio.
Líderes inexperientes ou que queiram encontrar ferramentas e estratégias eficazes para motivar as suas equipas encontram num processo de coaching a abordagem de que necessitam para melhorar a sua comunicação e criarem empatia com os seus colaboradores.
Como vê, o coaching pode ser útil em inúmeras situações e, quanto mais cedo começar, mais depressa vai ver resultados.
Porém, se ainda lhe restam dúvidas, indico-lhe agora 15 razões para parar de adiar a marcação da sua primeira sessão e comprometer-se a mudar a sua vida já a partir de hoje.
Integrar um processo de coaching traz desafios, exige dedicação, empenho e uma vontade efetiva de alterar o estado atual das coisas na sua vida. Exige comprometimento diário para a realização das atividades propostas, mas, com o profissional certo ao seu lado, é um caminho de superação e autorrealização para uma melhoria da sua qualidade de vida no geral. Não adie mais, venha fazer uma equipa comigo. Marque já a sua sessão e comece a ver os resultados que deseja.