Clínica de Psicologia e Coaching Learn2Be

Como ser o protagonista da minha vida?

Você é o protagonista da sua vida, não se demita desse papel.

Isso mesmo, é sobre assumir o comando da sua própria vida.

Mas primeiro, procuremos o significado da palavra “protagonista” no dicionário. “Substantivo masculino e feminino; Personagem mais importante daquilo que participa; [Artes] Ator ou atriz que representa o papel mais importante numa peça, novela, filme; [Literatura] Personagem principal de um livro; [Por Extensão] Pessoa que possui um papel relevante ou de destaque numa situação, acontecimento: foi o protagonista do protesto.

Adjetivo; Que é o mais importante em: na peça o mordomo protagonista matou o restante dos personagens; [Por Extensão] Que tem papel de destaque ou relevância em: prefeito protagonista de escândalo defendeu-se das acusações.”

Agora que já temos o conceito “cientifico” de ser protagonista, vamos procurar entender o que significa ser protagonista da sua vida.

Como o próprio nome indica, ser protagonista indica ser a pessoa que assume as rédeas da sua vida, das diferentes áreas da sua vida. Pessoas que exploram o desconhecido, saem da zona de conforto e enfrentam os medos. No fundo terem o papel mais importante no filme da sua própria existência.

Os protagonistas sabem explorar as oportunidades que lhe dão e criá-las. Conscientes de transformarem a vida ativamente, de se adaptarem e de encontrarem em constante desenvolvimento pessoal.

Como ser o protagonista da minha vida?

Esteja atento a alguma dicas que pode começar a refletir para aprender a ser o líder da sua vida.

  • Parar de culpabilizar os outros pela vida que leva
    Culpar pode prender-se com o facto de projetar no outro aquilo que não aceitamos em nós.
    É importante compreender, que temos todos limitações e negar este facto, culpando os outros pelos nossos erros e comportamentos, impede-nos de evoluir.

Assumir a responsabilidade das ações que fazemos, conduz-nos a corrigir erros, superar limitações e a colocarmo-nos como protagonistas da nossa vida.

  • Responsabilizar-se pelas suas decisões
    As nossas escolhas comandam a nossa vida, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Lidar bem com o “outcome” das nossas decisões é uma competência necessária. Não adianta culpar-se do que já aconteceu, faça acontecer de uma forma diferente.

Estipule o que quer; Entenda o contexto; Avalie as suas opções; Analise as consequências; Respeite o tempo.

Quando pratica o seu poder de tomada de decisão, impulsiona a sua visão, segurança e autoconfiança, aumentando assim, sua qualidade de vida.

    • Aceitar que não controla o que acontece fora de si
      A única coisa que podemos controlar na nossa vida são as nossas próprias atitudes.
      Tudo o que se encontra fora do nosso alcance significa compreendermos que já não é o nosso papel mudarmos.

    Aceitar que não tem o controlo absoluto pode deixar a vida mais leve. Esta sensação é prazerosa, mas também pode ser enganosa.

  • Aprender a lidar com o medo e sair da zona de conforto
    Como citei num artigo anterior, “Por mais que seja importante sentir-se seguro, só consegue crescer, desenvolver-se e evoluir se sair da zona de conforto e se permitir a aprender coisas novas. Não fique estagnado em relação aos seus desejos e sonhos!”

Específicos (Specific)
Os objetivos devem ser claros e específicos e não podem dar margem a mais de uma interpretação.

Mensuráveis (Measurable)
Tem que ser medido! Faz sentido? Quais os prós e contras?

Atingíveis (Attainable)
Traçar objetivos que são alcançáveis. É claro que, a cada passo, pode aumentar o grau de desafio das metas, mas sempre com os pés na terra.

Relevantes (Relevant)
Analisar se a meta planeada está de acordo com a sua visão, assim como com os seus valores e necessidades de sua equipe.

Ter timing (Time Bound)
Se não definir prazos para o seu objetivo, não é possível saber se está a ir no bom caminho. Definindo o timing das tarefas, faz com que tenha noção de curto e longo prazo, além de evitar uma potencial desorganização e desleixo durante o processo.

  • Ter uma visão de si e da sua vida
    Sem visão, não há objetivo.
    Todos nós queremos alcançar sucesso na nossa vida e isso só depende de si!
    Ninguém pode sonhar por você.
    Está na hora de começar a ver de forma clara, objetiva e bem definida o projeto da sua vida e saber como conquistá-lo.

Levante-se do sofá e comece a questionar:

Qual a visão que tenho para a minha vida?
E agora, qual a personagem do seu filme?
Vai ser o protagonista dela?

Este pode ser um caminho complexo, portanto saiba que pode contar com o meu auxílio neste processo de se tornar o protagonista da sua vida. O momento da mudança é agora, marque a sua consulta hoje.

Exit mobile version