Clínica de Psicologia e Coaching Learn2Be

Padrões tóxicos, pensamentos e emoções que destroem a nossa vida

Este mês vamos falar de emoções e de pensamentos correntes nas nossas cabeças e dos padrões tóxicos que tantas vezes damos por nós a alimentar em nós mesmos sem grande consciência de que o estamos a fazer.

É importante começar talvez por dizer que os padrões tóxicos não nascem do ar e que em todos nós eles têm uma causa, hoje não vamos focar-nos na causa, mas talvez se torne interessante tirar uns minutos para refletir qual a causa dos seus, isto porque, identificar a causa torna sempre mais fácil e rápida a transformação que conduz à cura em todas as áreas da existência humana, sejam elas científicas, biológicas ou emocionais.

Quantas vezes já deu consigo a ter determinados pensamentos quase automáticos que lhe provocam emoções desagradáveis ou desconfortáveis?

Quantas vezes já perguntou a si mesm@ porque é que esses pensamentos passam na sua cabeça sem que tenha grande controlo dos mesmos nem das suas consequências?

E quantas vezes já desistiu de encontrar respostas?

Deixe-me dizer-lhe que os nossos pensamentos são aprendidos assim como as nossas ações e os nossos comportamentos e que tendemos a pensar da mesma maneira que tivemos oportunidade de observar as outras pessoas a manifestarem os seus pensamentos na vida quando éramos crianças.

A dada altura das nossas vidas, à força de tanto observar e validar que mediante o estímulo X a melhor forma pensar era com o pensamento Y que originava a resposta Z, deixamos de ter que observar e passamos simplesmente a reproduzir esta mecânica nas nossas vidas.

Senão vejamos, quantas vezes já deu consigo a agir conforme os seus cuidadores agiam e a sentir-se até um pouco desconfortável com isso? Como se fosse uma espécie de karma ou de herança familiar?

Repare com atenção, nós não herdamos formas de pensar e agir, nós simplesmente copiamos e a grande diferença entre copiar e herdar é que no primeiro caso podemos parar de o fazer quando percebemos e escolhemos diferente, já no segundo isso não é possível e temos que viver o resto da vida com a herança.

Anime-se… Está na sua mão o poder de agir conforme quiser, e mudar todos os seus comportamentos, de ser livre na forma como pensa e age na sua vida e de quebrar quando quiser todas as sinapses automáticas que acontecem no seu cérebro supostamente por uma questão de poupança de energia biológica.

Sorria… existe em si a capacidade de identificar quando o pensamento padrão chega, fazer uma pausa terapêutica para escolher parar esse mecanismo e nesse momento escolher fazer diferente do habitual, quebrando o ciclo e iniciando um novo, este já fruto da sua escolha, do seu livre-arbítrio e da sua liberdade.

Confie… que há muito mais potencial em si do que imagina nomeadamente para aprender mais sobre si mesm@.

Acredite… que é possível alterar todo um conjunto de padrões de pensamento e de comportamento que só têm trazido desconforto, tristeza e toxicidade à sua vida.

Agarre… em si a decisão de escolher a vida que quer viver, que merece viver e que pode viver começando a escolher hoje, a agir diferente hoje e repetindo essa escolha as vezes que forem necessárias até que se torne mais fácil.

Agradeça… sempre a oportunidade de poder ser melhor, não se revolte nunca com o seu passado e honre todos os momentos que já viveu até ao dia de hoje porque foram eles que trouxeram a necessidade de mais e melhor para si.

E sorria… sorria porque quando percebemos esta mecânica, quando percebemos que somos responsáveis pela nossa vida passamos a agentes ativos, criadores e co-criadores da realidade que passa a estar sempre a nossa favor.

Se precisar de ajuda para pensar em conjunto sobre estes e outros assuntos, temos uma equipa de profissionais altamente qualificados que podem ajudar.

Boas férias se esse for o seu caso, ou excelente semana de trabalho em si mesm@ para o resto da vida.

Dra. Vera Ferreira
Exit mobile version