
Cuidar das suas crias é um elemento central da vida de algumas espécies animais, particularmente os mamíferos. O cuidado parental, particularmente desenvolvido nos humanos, adquiriu ainda maior relevância quando estes se foram agrupando em pequenas unidades constituídas por laços de sangue, as famílias. Garantir as necessidades imediatas dos filhos e, preparar o seu futuro como seres independentes, constituem funções sociais muito importantes nos humanos.
A complexidade das estruturas sociais, a diversidade de papéis, as modificações dos tipos de famílias desafiam atualmente a educação parental.
Compreender e responder à enorme diversidade de questões colocadas pelos filhos tornou-se uma competência sofisticada e difícil.
Assegurar o desenvolvimento da personalidade e a independência resulta do contributo de vários fatores.
O temperamento, conjunto de caraterísticas biologicamente herdadas, as experiências vividas ao longo dos primeiros anos de vida, nas quais se destacam as vividas com os cuidadores, habitualmente os pais, e as caraterísticas dos ambientes onde o indivíduo cresce, pelas oportunidades e experiências que disponibilizam e pelo conjunto de referências culturais e ideológicas que transmitem.
A capacidade de um ser biologicamente humano se transformar verdadeiramente num indivíduo humano depende muito da possibilidade de este usufruir de um ambiente humano.
A qualidade humana de um ambiente é assegurada pela existência de relações que conduzem ao estabelecimento de vínculos afetivos entre as pessoas.
Uma evidência desta realidade foi dada pelos casos de Victor de Aveyron, conhecido como menino selvagem, e de Amala e Kamala, conhecidas como as crianças lobo. Todos eles biologicamente da espécie humana não concretizaram o desiderato de se tornaram pessoas pela falta de contato com outros humanos. O caráter decisivo das relações humanas no desenvolvimento de crianças e adolescentes valoriza o contributo dos cuidadores e, consequentemente, coloca o comportamento parental no epicentro desse desenvolvimento.
O modo como os pais realizam o seu papel de cuidadores fornece um contributo diferencial na construção da personalidade dos filhos.
Apesar da relação ser uma condição necessária, ela não é suficiente para garantir o desenvolvimento psicológico. Não basta haver uma relação afetiva pois a atividade parental deve assegurar um conjunto de condições decisivas para a formação da personalidade e do caráter dos filhos. Entre elas, destaco a aquisição da segurança interna suficiente para existir a iniciativa, exploração e persistência capazes de garantir as aprendizagens e competências significativas. Outra competência imprescindível consiste na autonomia e independência suficientes para a inclusão afirmativa nos contextos sociais. Um terceiro fator muito importante á a construção da empatia e integridade necessárias a uma sensibilidade socio-emocional e moral.
É fundamental que os pais sejam carinhosos com os seus filhos pois o afeto constitui a base que sustenta e regula as relações humanas. O conteúdo de uma ação parental pode sempre fazer a diferença, mas a ausência de uma forma afetiva e de cuidado nessa ação pode aniquilar o objetivo em causa e prejudicar o desenvolvimento do filho. Porém, o afeto e o cuidado devem ser complementados com uma atitude de supervisão que promova o autocontrolo e assegure a aquisição da segurança interna necessária. Esta segurança tem de estar acompanhada de um sentido de autonomia que permita à criança e ao adolescente irem construindo e afirmando a sua personalidade. A supervisão, mais que orientada para o comportamento presente, deve ter uma orientação futurista de modo a garantir as condições que permitem a confiança para explorar o mundo, a iniciativa para efetuar as aprendizagens necessárias à transformação desenvolvimental e à independência progressiva.
Deste modo, o estilo parental mais favorável é aquele que equilibra afeto e cuidado com uma supervisão clara e promotora de autocontrolo e autonomia. Os pais devem interagir a proximidade afetiva e o cuidado com uma atitude que permita a expressão espontânea de sentimentos e necessidades; e, devem fazê-lo num contexto delimitado pelas regras apenas necessárias. Quando os pais conseguem equilibrar estas componentes os filhos mostram habitualmente maior segurança, responsabilidade, autonomia e independência.
Ambas as componentes têm um efeito significativo no comportamento das pessoas, incluindo as ações parentais. Conhecer os próprios valores e crenças e compreender como eles interferem na atividade parental permite aos pais aumentar a consciência do seu estilo educativo e dos efeitos que ele causa nos seus filhos. Deste modo, o autoconhecimento traz um valor acrescentado para o treino comportamentos parentais positivos de forma sistemática e orientada para objetivos claros. Estas duas valências, particularmente no processo de Coaching Parental, fazem com que este seja uma ferramenta particularmente atrativa para os pais.
Os filhos modelam os comportamentos que observam nos seus pais pelo que a capacidade firme para tomar decisões e resolver problemas é fundamental para os filhos desenvolverem atitudes positivas e construírem um valor pessoal (autoestima) estável e positivo. A forma como os pais ajudam os filhos a regular as suas ações de forma a alcançarem os seus objetivos, a assumir a responsabilidade das suas decisões, a lidarem com as situações desafiadoras ou complexas, a respeitarem os direitos e necessidades dos outros, é crucial para formar indivíduos com capacidade de resposta adaptativa às exigências da sociedade contemporânea.
Assegurar uma parentalidade positiva requisita capacidades parentais de escuta, compreensão, respeito e valorização das opiniões dos filhos, transmitindo um modelo de compreensão empática. Também fundamentais são as atitudes de apoio e incentivo à autonomia, responsabilidade e independência contributivas da formação de uma identidade positiva. Ainda indispensável é o incentivo a acreditarem no seu valor pessoal.
Todas estas capacidades podem ser melhoradas através do processo de autoconhecimento e treino de competências disponibilizado pelo Coaching Parental. Conte com a minha ajuda neste processo.
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