
Há uma ideia generalizada de que o destino é uma força cósmica, contra a qual não podemos fazer absolutamente nada. O que essa força determina, acontece. Está escrito nas estrelas. Mas eu acredito que não é bem assim que funciona. Acredito que o destino não é uma força que determina o nosso caminho com fracassos e sucessos. Existe algo poderoso que pode desviar as rotas já traçadas – As nossas decisões. São elas que podem mudar o plano transcendental.
Mais cedo ou mais tarde, há um momento na vida em que temos de reconhecer que somos responsáveis pela construção da nossa própria vida, digam o que disserem. E se, alguma das áreas da nossa vida, não está como gostaríamos, precisamos de assumir o controlo em vez de usarmos isso como desculpa.
E eu compreendo, acredite que sim, como psicólogo vejo isso todos os dias naquele sofá. Não é nada fácil, nós somos um produto da nossa história e o nosso passado, todos as vivências, traumas e crenças influenciam quem somos. Mas a nossa genética, o nosso passado não é o nosso destino. Eles talvez sejam as munições que carregam a arma, mas somos nós que temos o poder de puxar o gatilho. Pare de disparar! Daqui para a frente também temos uma palavra a dizer. E isso tem muito poder.
É como assistir ao seu filme favorito de óculos escuros. Para apreciar a verdadeira riqueza e a totalidade da vida, precisa estar aqui enquanto ela acontece.
Todos temos fragilidades, todos temos medos e receios, mas é o que fazemos com isso que importa. Todas as grandes decisões que estiveram na base das grandes mudanças na nossa civilização foram tomadas por seres humanos tão ou mais frágeis do que nós, algumas com risco da própria vida para nos criarem um mundo melhor.
Acredito que depois desta questão já sabe o que deve fazer, ou o que deve parar de fazer.
O desconhecido pode parecer assustador agora, mas pare um momento para reconhecer o quanto já passou até aqui. Você é maior do que isso e é forte o suficiente para lidar com tudo. E mais uma vez – o seu passado não determina o seu futuro. A decisão de recomeçar, mesmo diante do que parece impossível, é sempre a melhor opção.
Não precisamos nos tornar aquilo que os outros querem para nós. Os sonhos são individuais. Torne-se o que quiser. Gosto de acreditar no seguinte: Existem coisas neste mundo que só cada um de nós (sim, inclusive você que está a ler isto) seja capaz de realizar. Todos nós somos únicos, temos uma história individual e algo a realizar enquanto estamos aqui. Gosto de acreditar que se cada um de nós nos cumprir a sua história, através dos nossos talentos, da nossa forma de ser conseguimos construir um mundo melhor para nós mas também para as gerações futuras.
Crie o seu próprio destino, com a atitude certa e o estado de espírito correto. Seja corajoso. Assuma o controlo da sua vida, não deixe que ninguém tome decisões por si. Não espere o mundo mudar, mude-se a si que mundo muda. Não tenha medo da mudança, ela pode assustar, mas também pode ser a chave para aquilo que mais deseja.
Lembre-se, não está sozinho neste processo, conte com o meu auxílio. Marque a sua consulta hoje.