Assim, importa saber que a melhor forma de desenvolver ligações cerebrais no bebé é através da estimulação. Um ambiente calmo, comunicação segura e constante, fazem parte de meios para uma estimulação obrigatória e consciente.
É neste ambiente primário que a aprendizagem futura vai assentar e que a diferenciação do mundo que a rodeia também gradualmente irá ocorrer.
Se estas trocas com o mundo exterior forem agradáveis e ocorrerem de forma sentida como segura, o bebé, depois criança, desenvolverá uma representação de si própria mais segura e positiva.
Há por isso, nesta troca com o mundo uma palavra importante associada ao desenvolvimento do bebé – brincar. Brincar é a palavra de ordem. Nos bebés.
É NO BRINCAR QUE O BEBÉ IRÁ TREINAR AS COMPETÊNCIAS PARA SE ADEQUAR À VIDA.
É aqui que irá treinar entre outras, a inteligência, os recursos internos, a linguagem e a comunicação em geral. Um bebé que não brinque adoece.
BRINCADEIRAS PARA BEBÉS
Nos primeiros meses o bebé não tem consciência de si próprio e a partir dos seis meses começa a ter consciência das sensações corporais.
Esta fase tão inicial é de uma importância singular na formação psíquica e seus subníveis. A estimulação é crucial nesta formação, um bebé que ouve muitas palavras diariamente e a todo o instante terá uma grande influência nas suas aptidões sociais, emocionais e de inteligência.
PARA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO DE UM BEBÉ É PRECISO ESTIMULA-LO MUITO, QUER AO NÍVEL INTELECTUAL E QUER AO NÍVEL EMOCIONAL.
Neste sentido, importa perceber que estímulos são adequados às fases concretas a que nos queremos focar e da melhor maneira possível, isto é, através do brincar.
DOS 0 – 3 MESES
Abrace o bebé muito e muitas vezes, diga-lhe palavras carinhosas ao ouvido, embale-o devagar isto irá ajudar a sentir-se seguro e acalmá-lo-á.
Uma brincadeira interessante nesta fase é colocar o bebé ao colo, de frente para si, olhe-o nos olhos e deite a língua de fora, enquanto faz alguns sons diferentes, por vezes, é possível assistir ao bebé a colocar a língua dele de fora.
Esta simples brincadeira de cantar enquanto rola uma bola irá relaxar o bebé.
DOS 3 – 6 MESES
A partir dos três meses é muito importante estimular o sentido da visão do bebé, assim como brincadeira estimulante pode coloca-lo frente a um espelho e falar com ele, acenando com a mão dele e alternando com a sua, ajudando desta forma a melhorar a visão e a tomar atenção à linguagem, o que irá beneficiar no processo de desenvolvimento da mesma.
Outra brincadeira importante prende-se com o estimular o sentido do tato para assim melhor compreender o mundo em redor.
Coloque os seus dedos na face do bebé, no nariz, no queixo, nas orelhas e vá dizendo o nome de cada um dos elementos faciais, depois inverta as posições, colocando a mão do bebé na sua face e repetindo os nomes.
Converse com o bebé, muito, muito, muito, muito. E sempre que o mesmo fizer algum som, o palrar característico desta fase, responda-lhe, ria-se, imite-o, estará assim a ajudar no desenvolvimento da linguagem e a estabelecer maior confiança em si e nele.
DOS 6 – 9 MESES
Fase da descoberta. Entre os seis e os nove meses o bebé começa a explorar o “mundo”.
Ao nível cognitivo usa intencionalmente as mãos para agarrar objetos, ao nível social gosta imenso de brincar sozinho e com pessoas, aproveite por isso para o acompanhar nesta exploração.
Uma brincadeira muito importante nesta fase, prende-se com o estimular a capacidade auditiva porque para além de desenvolver este sentido vai também ajudar na capacidade de raciocínio.
Assim, pode usar brinquedos com músicas e pedir ao bebé que o encontre, sempre que ele consiga, incentive-o, aplaudindo, dando-lhe beijos e carinhos.
O uso de rocas é também muito divertido e ajuda quer na capacidade auditiva quer na aprendizagem da música.
Sempre que o bebé agitar a roca para ouvir os ruídos estará a estimular o cérebro, a motricidade e a satisfação de sentir que faz algo novo, desenvolvendo mais e mais ligações cerebrais.
DOS 9 – 12 MESES
Por volta dos nove meses o bebé tem já algumas conquistas que importa enumerar, nomeadamente, reconhecer-se ao espelho e por vezes ri-se da sua própria expressão, atirar objetos e admirá-los à distância, imitar movimentos simples dos pais, responder com o olhar ao ouvir o seu nome, significando com isto que reconhece o seu nome, sentar-se sozinho e gatinhar ou tentar levantar-se.
Cada criança é única com o seu próprio tempo, por isso, estes são apenas algumas características comuns, não significando que as tenha de fazer todas ou que se fizer outras não seja completamente normal e esperado, porque é.
Brincar com brinquedos de empilhar, com cores diferenciadas é muito interessante e estimula a criatividade. Brincar às escondidas com o bebé e encontrar objectos dele escondidos é também importante.
Nesta fase, o bebé tem já a memória muito desenvolvida. Andar às cavalitas é divertido, ajuda o bebé a melhorar o equilíbrio e a treinar a confiança no outro.
Não existe um manual de instruções para sermos bons pais, existe o querer ser e fazer melhor com eles, por eles e para eles. Querer aprender a ser melhor pai ou mãe é o primeiro passo para de facto ser uma mãe ou um pai melhor.