
Já pensou que talvez muito daquilo que procura esteja mais perto do que imagina? Passamos muito tempo a procurar a felicidade enquanto o mundo à nossa volta está repleto de coisas fantásticas. A maioria das pessoas está numa correria, como se tentassem encontrar algo melhor do que existe no aqui e no agora. É como se ansiassem o futuro, pois veem o presente como algo aborrecido.
Isto porque a nossa mente vive repleta de ruídos e distrações, por isso não somos capazes de olhar o que nos rodeia. Somos constantemente distraídos pela culpa e arrependimentos de algo que aconteceu no passado ou somos distraídos pelo que esperamos do futuro. Uma pessoa ansiosa e que esteja constantemente a pensar no futuro vive tão presa quanto quem só se foca no passado.
Há muitas coisas que podem nos dar alegria de viver: o mar, uma flor, o pôr do sol, um bom café ou um abraço. Acredito que um dos fatores para uma vida alegre é treinarmos o estar presente, e isso significa observar e apreciar o que nos rodeia.
A melhor forma de fazer isso acontecer é conhecer a nossa mente, diminuir os ruídos e distrações estando focados no presente e usando todos os nossos sentidos. As crianças são um bom exemplo disso. Elas não se preocupam com o futuro nem ficam presas ao passado. Ficam fascinadas com o que está a acontecer no momento presente.
Claro que as crianças não têm o peso da responsabilidade, mas é um excelente exemplo de que existe alegria no aqui e no agora, que existe alegria nas coisas mais simples.
Precisamos de nos engajar com o mundo. Se estou num lugar a pensar noutro lugar, não estou em lugar nenhum.
Isto também serve para as nossas emoções. Estarmos presentes possibilita olharmos as emoções claramente à medida que surgem, em vez de, sermos esmagados por elas.
Pode ser traduzido por atenção plena, ou seja, estamos a olhar em vez de apenas ver. O mindfulness dá-nos o espaço e o silêncio necessários para conseguirmos olhar não só para o que nos rodeia, mas também para o nosso interior. É ao olharmos para dentro que descobrirmos quem somos e o que queremos fazer das nossas vidas.
A técnica Grounding (ilustrada na imagem abaixo) é uma técnica que ilustra esta ideia na perfeição. É uma técnica de mindfulness que utilizo com os meus clientes, sobretudo com queixas de ansiedade, para treinar a atenção e a capacidade de estar no aqui e agora! É uma técnica muito eficaz que permite direcionar a atenção para o ambiente externo e focar no momento presente, afastando os pensamentos ansiosos da mente.
Experimente também praticar esta técnica no seu dia-a-dia, em diferentes atividades. Por exemplo, pratique ao tomar banho – note a temperatura da água, a água a cair e a escorrer pelo seu corpo, as diferentes sensações. Pratique ao comer – note o cheiro da comida, os sabores, o que está a visualizar.
Desde o simples ato de ver a natureza, beber um chá até conversar com um amigo, estarmos presentes a olhar a vida é o que adiciona cor e riqueza. Quando estamos realmente presentes, conseguimos agir intencionalmente. Saímos do piloto automático e passamos a agir em vez de reagir, a olhar em vez de ver, a escutar em vez de ouvir. E assim conseguimos desfrutar muito mais do que a vida tem para nos dar.
Então espero que experimente esta técnica, consiga estar mais presente, consiga olhar o que o rodeia e confirme por si mesmo. Mais do que isso, espero até que mude a sua vida. Se sente que necessita de apoio na jornada, marque a sua consulta hoje.
Aniversário Learn2Be
Adquira este pack de formações por um preço incrível. Este é o primeiro passo para ter a vida que deseja!