
Já reparou que a maior parte das vezes que você está ansioso(a), está a recordar o passado ou a projectar o futuro?
Já reparou que o seu passado existe apenas em forma de uma interpretação subjectiva de uma recordação, e que o seu futuro existe apenas, numa projeção de uma possibilidade de um acontecimento?
Já reparou que, na verdade, o passado e o futuro não existem?
Já reparou que, na prática, quando você está no passado, ou no futuro, você não está no real?
Talvez não tenha reparado ainda não é?
Na verdade, o único momento que você tem, o único momento que é real, é o momento do “agora”. Não é que eu ache que você não deve pensar no seu passado ou no seu futuro! O que eu defendo a pés juntos, é que você têm de parar de viver o seu passado e o seu futuro, para começar a viver o presente.
O passado e o futuro, têm o valor que têm! São apenas interpretações de recordações e projeções de possibilidades. Não é real. E é fácil viver no presente? Não, não é!
De forma a ajuda-lo(a) estar no “agora”, pelo menos mais frequentemente, quero compartilhar estas 3 dicas poderosas consigo.
O meu objectivo é que você possa absorver e aproveitar o seu momento presente, da melhor forma.
Encorajo-o(a) e desafio-o(a), a implementar, pelo menos uma destas 3 dicas, durante a próxima semana. Tenho a certeza que vai ficar surpreendido(a) com o bem estar que delas advém, quando usadas frequentemente.
Se você passar a vida a reviver o passado ou a preocupar-se com o futuro, você vai estar a perder a sua própria vida.
Então, da próxima vez que perceber que a sua mente está à deriva, no passado ou no futuro, possivelmente engajando com pensamentos ansiogénicos, não julgue os seus pensamentos, nem os force.
Em vez disso, reconheça que está nesse processo, e permita que eles saiam da sua mente naturalmente. Não os leve a peito. Dê apenas conta do que está a acontecer consigo.
Provavelmente está mais ansioso(a) naquele momento porque, naquele momento está-se a sentir mais inseguro(a) ou mais vulnerável.
Reconheça só o seu estado de espírito e olhe para a sua actividade mental como se fosse um filme que está a ver. Logo que a sua mente sossegue, lembre-se de voltar para o momento presente. Lembre-se de voltar para a realidade.
O tempo passa muito rápido, por isso, certifique-se de aproveitar cada momento como único e realmente experimentar a alegria de viver no “Agora”.
Faça por aproveitar o momento presente da sua vida, sempre que conseguir.
E não se esqueça de praticar! Lembre-se que a consistência é a única maneira de formar um novo hábito.
Para uma vida melhor,
Miguel Gonçalves
Diretor Clínico do Learn2be