O primeiro mês de vida do recém-nascido é de uma exigência tal para os pais/cuidadores, que deve ser percebida como natural e espectável por todos.
Desesperar é abrir a porta a um ciclo não desejável que passo a explicar.
A Psicologia humana é crucial também no recém-nascido. Um pai ansioso que quer que o bebé durma irá aumentar o estado de alerta do bebé, este não irá adormecer porque não se sente confortável, irá chorar, espernear.
Fica cada vez mais impaciente, revoltado, comunicando da forma que sabe, através do choro, o mal estar que sente e precisa externalizar.
O pai questiona porque é que ontem adormeceu tão bem, tranquilo, sem dar trabalho e hoje não adormece por mais voltas que dê à casa com o filho ao colo.
O pai fica ansioso, frustrado, sem saber o que fazer. O ciclo continua a aumentar. Resultado: o pai desesperado a questionar a vida, o bebé super agitado num estado de alerta que não interessa a ninguém.
COMO FAZER PARA ACALMAR O SEU BEBÉ
Em primeiro lugar lembre-se que tudo irá acabar bem, a sério irá mesmo. Mais importante do que fazer as coisas perfeitas, é querer genuinamente fazê-las. Os bebés têm apenas 4 grandes necessidades:
Amor (sentirem-se amados, acarinhados, importante na vinculação primária);
Alimento;
Sono;
Fralda limpa.
Em segundo lugar, é crucial ter presente que os bebés, e nomeadamente, os recém-nascidos exigem ambientes calmos.
Após o nascimento é normal que o recém-nascido necessite de sentir limites, procure o aconchego da mãe, fatores que remontem à vida intra-uterina, a única que é do seu conhecimento até à data.
ASSIM, NESTE SENTIDO, DEIXO 5 TÉCNICAS QUE AJUDAM A ACALMAR UM BEBÉ:
Fazer contenção (os recém nascidos não gostam de espaços muito abertos, não gostam de estar sem fronteiras ou limites, sentem-se desamparados, basta pensar que até então viviam no útero da mãe e que cada vez que se mexiam sentiam as paredes do útero. Fazer contenção é como dizer deixe o seu bebé mais apertado para que se sinta segurança e amparo);
Passear de forma tranquila (embalar um bebé, de forma calma, sem pressa, ritmada, é uma técnica para acalmar o bebé que tendo todas as necessidades colmatadas habitualmente resulta);
Banho temperado (um banho à temperatura certa, e atenção à temperatura que é colocada a água, acalma o bebé e ajuda-o a dormir posteriormente);
Massagens (uma massagem com um creme próprio para a pele de um bebé é outra técnica importante para o acalmar. Fazer massagens no sentido dos ponteiros do relógio à volta da zona do umbigo, ajuda no acalmar de cólicas);
Relaxamento (um cuidador relaxado tem mais probabilidades de ter um bebé relaxado. Qualquer pessoa fica mais inquieta na presença de alguém ansioso, agitado, ora um bebé não é excepção, muito pelo contrário.
O bebé na presença de agitação, de pessoas ansiosas, que querem à força que ele pare de chorar, que durma, que se acalme só vão piorar a situação.
Sugiro que a mãe ou pai que quer acalmar o bebé, se acalme primeiro, tenha paciência, fale com calma e amor para o bebé, ele receberá os sinais certos da comunicação e irá acalmar com o tempo).
Cada bebé é diferente, não existem bebés iguais, como tal, não existem fórmulas nem soluções iguais para todos, é na tentativa e erro constante, no querer fazer, no sentir prazer no que se faz e, principalmente, no amor que é depositado no que se faz na interação com o bebé, que reside o segredo para acalmar um bebé.
A maternidade e a paternidade, é dos momentos mais gratificantes e importantes na vida de uma pessoa, mas também, um dos momentos mais exigentes a nível emocional e mental, não só pelas preocupações e trabalho que esta fase da vida implica, mas também pelo impacto na vida de casal e familiar, que é causado pelo nascimento de um novo elemento da família.
Uma consulta de Psicoterapia ou de Coaching Psicológico, pode ser um aliado importante, para se reforçar emocionalmente, e pensar a dois com alguém evento, nas melhores estratégias pessoais e familiares, de forma a garantir que este momento da sua vida corra o melhor possível.
Se está prestes a entrar neste momento da sua vida, ou se o está a viver, marque a sua consulta. Faça o que está do seu lado, para garantir que este momento, seja tão bonito e especial na sua vida, como é suposto ser.