
⚠️ Disclaimer: Este artigo pode acabar com as suas desculpas para não estar a viver a vida que gostaria. Vai ter consciência que a responsabilidade é toda sua e depois disso não dá para voltar atrás. No final do artigo, talvez queira mudar de emprego, terminar o seu relacionamento e mudar de país. Se continuar a ler, a partir daqui, está por sua conta e risco.
Se decidiu ler este artigo, parabéns pela coragem. Apesar de estar nas nossas mãos tomar decisões para ter a vida que queremos, a verdade é que nem sempre tomamos. Talvez porque tomar uma decisão implica assumir a responsabilidade. E nós não somos muito bons a assumir responsabilidades.
Como psicólogo e pela minha experiência, posso dizer que uma boa parte da terapia centra-se em aumentar o autoconhecimento e com isso vem grandes responsabilidades. Porque a partir do momento que se conhece melhor, que sabe a origem, a causa, os efeitos e o que precisa para resolver o problema, então está apenas nas suas mãos alterar isso.
O problema muitas vezes é que estamos confortáveis na posição em que estamos, e estar confortável não significa que estamos bem, que não temos dores e sofrimento. Antes pelo contrário, significa que já conhecemos essas dores e sofrimento e isso traz alguma segurança, porque aquilo que já conhecemos (mesmo o sofrimento) parece mais seguro do que explorar o desconhecido da mudança. E acabamos por permanecer imobilizados nessa armadilha do conforto e acomodação e não saímos do sítio.
E essa é uma armadilha que se vai instalando na sua vida, fazendo com que não defina objetivos e ande ao sabor da corrente. Lamento ser eu a dizer-lhe isto, mas foi você que escolheu muitas, se não todas, as coisas chatas e frustrantes que existem na sua vida. E, a cada novo dia, volta a fazer essas escolhas.
Um termómetro apenas regista a temperatura, não muda nada. Já o termostato regista a temperatura, mas regula-a, mudando o ambiente na temperatura que deseja.
Da mesma forma que a cada novo dia refaz as escolhas que mantém a sua vida exatamente como está agora, também a cada novo dia tem a oportunidade de escolher diferente. De mudar. Há um momento na vida em que temos de reconhecer que somos responsáveis pela construção da nossa própria vida. E se, eventualmente, nos sentirmos frágeis, incapazes, indecisos, inseguros, receosos, precisamos investir a nossa energia em ultrapassar essa fragilidade.
Não me interprete mal, sei perfeitamente que nem tudo está nas nossas mãos, e que o caos também acontece sem termos qualquer controlo. No entanto, temos o controlo absoluto sobre o que escolher fazer em resposta ao que acontece connosco.
Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim
Jean-Paul Sartre
E este é um poder incrível. Pode optar por se vitimizar quando passar por um infortúnio, ou pode optar por lidar com isso da melhor maneira possível e seguir em frente.
A questão é que é você quem está e estará sempre no comando da sua vida, não se pode demitir desse papel. Pode até dar a outras pessoas permissão para decidir por si, mas as consequências são sempre suas. Por isso acredito que é melhor fazer as suas próprias escolhas.
E sejamos sinceros – irá ter que enfrentar isso mais cedo ou mais tarde!
Estamos todos a flutuar numa rocha no espaço, não estamos aqui para agradar os outros, estamos aqui para alcançar os nossos objetivos.
Ninguém pode fazer isso por si. NINGUÉM. Alguns podem lhe dar orientações ou inspiração, mas ninguém pode fazer isso por si.
Então faça um favor a si mesmo e comece a tomar decisões e a caminhar em direção à vida que deseja!!!
Nem todos vão concordar consigo, algumas pessoas vão deixar de fazer parte da sua vida, vai ter medo ao longo do caminho, mas esse é o preço a pagar. Não pense que se escolhesse outro caminho não tinha dificuldades. Tinha na mesma. Apenas seriam outras dificuldades.
Por isso, escolha o seu difícil.
Imagine como estará daqui a um ano. Quais conquistas atingiu? O que mudou em si? Como se comporta? Como se veste? O que diz? O que quer (e precisa!)? O que precisa ser verdade para conseguir as coisas que deseja? Escreva a sua visão e faça acontecer.
Não desista, não desanime. Dê cada dia um passo de cada vez. Apenas tente estar num lugar melhor mental e emocionalmente do que estava ontem. Foque-se em ser a melhor versão de si mesmo! O resto vem por consequência.
Então, amanhã, faça um favor a si mesmo e comece o dia tendo comportamentos que melhorem a sua vida, o seu trabalho, os seus relacionamentos e VOCÊ! Porque a vida é sobre crescimento.
No que estiver ao nosso alcance para o ajudar a ter a vida que deseja, conte connosco. Não precisa de fazer tudo sozinho.
Boas escolhas!