[language-switcher]

A diferença entre ver e olhar tudo o que nos rodeia

Se analisarmos de imediato se existe alguma diferença entre “ver” e “olhar”, certamente iremos dizer que não, ou seja, ver e olhar são sinónimos. Porém, mesmo sendo sinónimos, na prática existe diferença entre ver e olhar. Quando vemos sem olhar com atenção, não existe reflexão e nem análise, é algo frio e sem interesse. Ver é identificar algo ou alguém de imediato, não estimula a experiência e vivência, e também não resulta uma ação e nem atitudes, é, portanto, indiferente. 

Quando realmente olhamos, esse olhar vem com um genuíno interesse, é lento, analítico, traz sentimento e sensibilidade, requer atenção, olhar os detalhes, observar com cuidado. Olhar é ponderação, exige dedicação e profundidade interior.

Precisamos aprender a olhar melhor tudo o que nos rodeia, interpretar e interessarmo-nos por algo ou alguém com genuíno interesse. Admirar a natureza, a arte, a música, o belo, em tudo tem uma mensagem, cabe a nós interpretarmos com olhar curioso e vontade de aprender com os ensinamentos da vida.

Procurar comunicar-se com o universo por todos os caminhos, o que a vida quer dizer-lhe. Não é porque está a passar por isso, mas sim, para que é que está a passar por isso. A resposta sempre vem depois do acontecimento e quer dizer-nos algo. Fique atento ao seu olhar, à sua interpretação.

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

É interessante como todos vemos o mesmo filme, mas a interpretação do filme vai depender do olhar de cada um.

Vemos muito e olhamos pouco, assim como ouvimos muito, mas escutamos pouco, sem escuta ativa. Quando olharmos algo ou alguém, devemos desapegarmo-nos dos preconceitos, das crenças limitantes, críticas e julgamentos, mudar o mindset.

É muito comum quando ouvimos o outro a falar de alguma situação e logo iniciamos a falar da nossa situação, como se a nossa história fosse mais importante do que a do outro, exemplo: vê o seu amigo, mas está a olhar para o seu amigo?

Modelo de ouvir realmente um amigo:

Ele diz: “Ontem senti uma dor de cabeça”
Ter interesse pelo que o amigo está dizendo e perguntar:
Como foi a dor? Tem sido frequente essa dor? Já foi ao médico?
Modelo de ver um amigo e não ouvi-lo (A pessoa além de não ter a escuta ativa ainda começa a falar da sua própria dor):
Diz: “Tenho sentido muita dor de cabeça também, a minha é do lado direito, é muito mais forte…”

Quando pensa que as suas verdades são verdades absolutas, está na hora de parar e refletir a respeito das suas opiniões. Como costuma conversar com as pessoas? Só você fala ou também tem uma escuta ativa? Realmente ouve o que as pessoas falam e se interessa pelo que elas estão a falar? Precisa de empatia, colocar-se no lugar do outro, não é o dono da verdade!

A percepção que tem de si próprio irá influenciar os seus pensamentos e, consequentemente, o seu comportamento: “Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são”

Da mesma forma que se olha, irá olhar o mundo e consequentemente interpreta que o mundo olha para si da mesma forma, ou seja, é espelho e reflexo. Quando muda, tudo muda a sua volta, pois a forma de olhar o mundo muda.

Com a ajuda de um psicólogo é possível identificar os gatilhos, as experiências e os pensamentos que provocam algum trauma, tais como o medo, a depressão, a ansiedade, a insegurança, o que conduz a identificar e a encarar de frente as diferentes emoções e sentimentos que podem conduzir à cura.

O objetivo da terapia é identificar padrões de comportamento e pensamentos, crenças e hábitos que estão na origem do problema, ajuda a ampliar a consciência através da fala, da expressão verbal, os problemas diluem, a mente fica limpa e organizada. Assim, começa a olhar se e olhar o mundo de uma forma mais leve e saudável. 

Se sente que necessita de apoio para olhar para a sua vida de forma diferente, conte com o meu auxílio no processo. Marque a sua consulta presencial ou online hoje!

Gláucia Freitas

Artigos Relacionados

O Pensamento Automático

Já parou para observar a rapidez com que a sua mente produz diálogos, julgamentos e cenários sobre o futuro? Muitas...

“Porque é que eu penso demasiado em tudo?”: quando a própria mente se torna um lugar cansativo

Existem pessoas que passam grande parte da vida presas dentro da própria mente. Pessoas que analisam conversas horas depois de...

A Guerra Silenciosa Dentro da Tua Mente: Porque é tão difícil mudar mesmo quando queremos?

Às vezes, as maiores batalhas da vida acontecem em silêncio. São 23h47. Sabes exatamente aquilo que precisas de mudar. Dormir...

autoestima

Quem Pensa os Teus Pensamentos?

Vivemos numa era onde a mente nunca se cala. Pensamos enquanto trabalhamos, enquanto conduzimos, enquanto tentamos dormir. A mente comenta...

A Qualidade dos Teus Pensamentos Define a Qualidade da Tua Vida

A tua vida é aquilo que tu pensas… ou tu pensas na tua vida? Esta pergunta parece simples, mas muda...

Ser Mãe

Mãe é símbolo de amor incondicional, de presença, de cuidado e de carinho. Mas ser mãe tem sido um conceito...

Discover more from Clínica de Psicologia e Coaching Learn2Be

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading